Blumenau - Avenida Beira Rio c/legendaBlumenau - AltenburgStuttgart - banner dez 2014Pomerode - Zoo jun 2017Nova Trento - Basílica Sta. Paulina com legendaIndaial - SeledonTimbó - Pérola do Vale - Foto: arquivo Restaurante e Choperia Thapyoka Blumenau - Museu Hering com legenda
Quer saber mais sobre um município específico? Selecione-o ao lado:

Home > Eventos

35ª Festa Pomerana

Local: Parque de Eventos de Pomerode - Rua 21 de Janeiro, 2.150 - Centro

Data: 10 a 21 de Janeiro de 2018

Descrição:

Acontece novamente, no próximo mês de Janeiro, a tradicional Festa Pomerana. É a cultura germânica em evidência na Cidade Mais Alemã do Brasil!

Gastronomia, competições e desfiles em 12 dias de muita tradição e emoção. 

 

Atrações:

Desfiles típicos: 

Prestigie as rainhas e princesas, os membros dos Clubes de Caça e Tiro, os grupos de música, dança, teatro e de canto. 

O desfile sai da Rua XV de Novembro, nas proximidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e segue até o Parque de Eventos.

Quintas e sextas feiras, às 19:00 horas, Sábados, às 18:00 horas e nos Domingos, às 09:30 horas.

 

Desfiles Fackelzug & Küchenmarsch:

Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma atração especial: a passagem do "Fackelzug", ou "Desfile de Tochas". Já a "Küchenmarsch" ou "Dança das Cozinheiras" é uma prática tradicional das festas de casamento. Nela, as pessoas envolvidas na preparação da recepção, promovem uma dança especial, após o jantar, em homenagem aos noivos.

 

Competições Típicas:

A programação da Festa Pomerana traz diversas competições abertas aos visitantes. Teste suas habilidades e divirta-se em provas que resgatam práticas dos colonizadores alemães, como o Serrador e o Lenhador, além da divirtida Alles Wurst - É tudo Liguiça.

Inscrições gratuitas e abertas a todos.

 

Dia da Melhor idade: 

No dia 16 de Janeiro, a partir das 10:00 horas a programação do "Dia da Melhor Idade" oferece uma série de atividades especiais para os visitantes mais experientes. Muita música, dança e competições típicas, inclusive com a coroação  da realeza da Melhor Idade.

 

Apresentações Culturais: 

 As Danças Folclóricas enriquecem a programação da Festa Pomerana todos os dias. A festa abre suas portas, ainda, para manifestações culturais de outras partes do mundo, por meio do 10º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas, que ocorre no dia 20 de janeiro, das 13:00 às 17:00 horas.

 

Feira Comercial, Industrial e Artesanal: 

Além de diversão, muitas compras. A feira promovida pela ACIP (Associação Empresarial de Pomerode) é uma ótima oportunidade para bons negócios. Nela é possível conhecer a produção local e adquirir artigos produzidos em Pomerode.

 

Gastronomia Típica: 

A gastronomia alemão predomina nos 12 dias de festa. Aproveite os sabores e a fartura da culinária típica em diversas opções de restaurantes, lanchonetes e cafés espalhados pelo Parque de Eventos.

 

Concurso de Delícias da Tradição Alemã: 

Uma competição que celebrará a riqueza dos sabores da nossa tradição. A cada noite, no Pavilhão Cultural, pães, cucas, geléias e muitas outras estrelas da gastronomia germânica são preparadas pelos moradores de Pomerode especialmente para Você e sua família.

 

Culto em Pommersches Plattdeusch: 

No 1º Domingo da Festa Pomerana (dia 14.01, a partir das 10:45 horas), será realizado no Pavilhão Cultural o culto luterano em Pommersches Plattdeusch, a lingua Pomerana falada pelos imigrantes. A tradição ocorre desde 2003, sob orientação dos Pastor Aldo Beskow.

 

Música & Diversão: 

Muita alegria e diversão se espalham através dos 12 dias de festa. Bandas e conjuntos musicais se apresentam diariamente nos pavilões com repertórios tradicionais. Confira a programção em: www.festapomerana.com.br

 

3º Encontro de Tocadores de Bandoneon: 

Mais uma vez, a Festa Pomerana vai apresentar o Encontro de Tocadores de Bandoneon. O Pavilhão Cultural vai ecoar as melodias de músicos  que, através desse instrumento, valorizam as tradições e a preservação cultural.

 

Encontro de Tocadores de Teufelsgeige:

Nesta edição, a Festa Pomerana vai apresentar outra novidade: o Encontro dos Tocadores de Teufelsgeige. Esse instrumento de percussão, também conhecido como "Violino do Diabo", foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Segundo a tradição, o Teufelsgeige deve ser fabricado  pelo próprio instrumentista. Venha conferir de perto esta reunião de ritmo e alegria. 

 

Realização: 

Fundação Cultural de Pomerode

 

Informações adicionais:

www.festapomerana.com.br   /  www.vemprapomerode.com.br