Rio dos Cedros
Rio dos Cedros - Lago Bonito - Fernando Felix MauricenzRio dos Cedros Lago Palmeiras cm legenda
Quer saber mais sobre um município específico? Selecione-o ao lado:

Home > Região dos Lagos

Distando cerca de 25 km do centro de Rio dos Cedros, em estrada de solo natural, normalmente em muito bom estado de conservação, e a uma altitude de, aproximadamente, 850 metros ao nível do mar, a Região dos Lagos vale a pena ser visitada. Bons hotéis, pousadas, restaurantes e paisagens maravilhosas garantem excelente aproveitamento e conforto.

A região dos lagos se formou nos anos 50, quando os rios Bonito, Palmeiras e Cedros foram represados para abastecer duas usinas de energia elétrica da Celesc. O lago Pinhal, em Alto Cedros, é o mais extenso, com 14 quilômetros e 18 milhões de metros cúbicos de água. O lago Rio Bonito, em Palmeiras, é menor, com 9 quilômetros de extensão, mas tem maior volume de água: 32 milhões de metros cúbicos. Com a inundação, deixaram em seu leito as ilhas e penínsulas verdes, que aos poucos vão sendo descobertas pelos apaixonados da vida no campo.  
A ocupação da região é antiga, mas nos últimos anos a chegada de turistas incentivou a valorização imobiliária e o surgimento de empreendimentos para atender à demanda. Hotéis, pousadas e campings à margem dos lagos oferecem estrutura de hospedagem, lazer e esporte para todos os gostos. As famílias de colonos também estão aprendendo a conquistar os visitantes com coisas simples, que lembram a infância e tempos felizes.