Pomerode
Pomerode - Zoo - Fundao H. WeegePomerode - Residncia da Fam. Meister em Pomerode Fundos - LegendaPomerode - Portal SulPomerode - Rota do Enxaimel com legenda

Home > Municipio

Pomerode

Pomerode | Santa Catarina
 
A colonização em Pomerode começou em 1863, quando o colonizador Hackrath, amigo do Dr. Blumenau, resolveu desenvolver essa região. Os primeiros imigrantes eram da Província da Pomerânia, norte da Alemanha. É considerada a cidade mais alemã do Brasil, pois 70% de sua população ainda faz uso dos costumes e dialetos germânicos. Além disso, a dedicação ao trabalho, o respeito à fé religiosa, a arquitetura enxaimel, os clubes de caça e tiro, as danças folclóricas, as bandinhas e as delícias da culinária alemã, fazem de Pomerode uma cidade especial.
 
A cidade mantém também como feriado, o dia após a páscoa a ao Natal, como ainda é costume na Alemanha. Pomerode organiza também anualmente, em Janeiro, desde 1984, a Festa Pomerana, onde o visitante pode interagir com as tradições alemãs, ou seja, bailes, danças folclóricas, gastronomia germânica, além de concursos de culinária e competições esportivas da antiga Pomerânia.
 
Pomerode emancipou-se politicamente em 21 de Janeiro de 1959.O município faz parte do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e do Circuito Vale Europeu de Mochileiros. Informações gerais sobre os dois circuitos no próprio link. Mais detalhes, dicas e/ou recomendações, inclusive sobre o recebimentos do Passaporte e do Certificado, Você obterá acessando: www.circuitovaleeuropeu.com.br ou circuitovaleeuropeu@tpa.com.br ou ainda a Associação Vale das Águas/Thapyoka, sito à Av. Getúlio Vargas, 211 – fone: 47-3382-6811 – Centro – 89.120-000 Timbó – SC  
 
 
Nota: as informações do município de Pomerode foram fornecidas pela sua Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e, em parte, coletadas dos Atrativos Turísticos do município.
 

Clicando nas imagens abaixo, elas se ampliarão e darão condições de visualizar as legendas.