Rio dos Cedros
Rio dos Cedros - Lago Bonito - Fernando Felix MauricenzRio dos Cedros Lago Palmeiras cm legenda

Home > Municipio

Rio dos Cedros

Rio dos Cedros | Santa Catarina
 
Rio dos Cedros foi colonizada por famílias de imigrantes italianos e austríacos.
 
Em 1875, chegou a primeira leva de italianos que imigraram da região de Trento para o Vale Europeu, em Santa Catarina, estabelecendo-se assim as primeiras famílias em Rio dos Cedros, na localidade de Santo Antônio. Em 19 de dezembro comemora-se o aniversário da cidade, pelo Decreto-Lei Estadual nº 793 de 1961.
 
O nome do município deriva da árvore de cedro, encontrada em abundância às margens do rio que corta o município.
Ar fresco das montanhas, rios, cachoeiras, lagos, pássaros e animais silvestres, possui o melhor do charme do Vale Europeu. Rio dos Cedros é uma cidade de paisagens pitorescas e encantadoras. Situada no Médio Vale do Itajaí, a pequena cidade com pouco mais de 10 mil habitantes é um atrativo a parte.
 
Para manter a cultura e as tradições, em setembro é realizada a Festa Trentina, que recebe visitantes de todas as regiões, oferecendo durante os dias do evento shows folclóricos, desfile alegórico e a maravilhosa culinária Italiana.
 
Entre novembro e fevereiro, as hortênsias enfeitam os caminhos e acessos, tornando ainda mais encantadores os passeios até os mais belos recantos naturais. Rio dos Cedros mantém a excelência de muitos ofícios: o preparo de delícias coloniais, artesanato de vime e as charmosas pousadas da Região dos Lagos – roteiros para se apreciar, sem pressa.
 
Não deixe de ler os detalhes da produção artesanal de artigos de vime, nos Atrativos Culturais.
Está entre os principais roteiros elaborados pelo Circuito Vale Europeu criado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que é a união entre nove municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
 
 
Nota: as informações do município de Rio dos Cedros foram fornecidas pela sua Diretoria Municipal de Turismo e, em parte, coletadas dos Atrativos Turísticos do município.
 
 
VENHA NOS VISITAR. VOCÊ VAI ADORAR!
 
Clicando nas imagens abaixo, elas se ampliarão e darão condições de visualizar as legendas.