Nova Trento
Nova Trento - Baslica Sta. Paulina com legendaNova Trento - Pousada Portal do Vgolo - 944 X 323 pixels Nova Trento - Pizzeria Iggio e Ivete

Home > Municipio

Nova Trento

Nova Trento | Santa Catarina

 

Referência no Turismo Religioso de Santa Catarina e do Brasil, Nova Trento é hoje a Capital Catarinense do Turismo Religioso, conforme Lei Estadual. Cidade aconchegante, une o poder da fé com as atrações culturais italianas e as belezas naturais. Possui dois santuários religiosos: Santa Paulina, conhecido mundialmente, e Nossa Senhora do Bom Socorro, localizado a 525 metros de altitude, em área de preservação e rara beleza natural.

 

Nova Trento foi colonizada por imigrantes italianos, oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, em 1875. Junto com esses imigrantes veio a família Visentainer, com a filha Amábile que, seguindo a vocação religiosa, veio a se tornar, em 2002, Santa Paulina, a primeira santa brasileira. Ainda hoje a cidade exibe com orgulho os traços da colonização italiana, presente em seus pratos típicos servidos diariamente nos restaurantes e pousadas. Grupos folclóricos, de dança e canto complementam este cenário: eles trazem as características do Norte Italiano e, ainda, o dialeto trentino praticado há mais de cem anos.

 

Outra característica desta italianidade é o plantio da uva e a fabricação de sucos e vinhos. Diversas vinícolas mantém as tradições de seus antepassados. Não é raro encontrar vinhedos e culturas preservadas desde a época da colonização. Entre estradas sinuosas e morros que lembram as montanhas do Trentino/Itália, Nova Trento apresenta também inúmeros córregos, nascentes e cascatas, cenários perfeitos para a prática do ecoturismo e do turismo rural, que aos poucos despontam na região.

 

Mas é da fé que Nova Trento faz o seu maior patrimônio. Além dos dois Santuários, Nova Trento possui mais de 30 igrejas e capelas, distribuídas ao longo das localidades e bairros. Simplesmente um lugar para meditar, percorrer caminhos de fé, renascer e ser feliz, em meio a natureza, onde viveu a primeira Santa do Brasil.

 

Segunda maior estância turística religiosa do Brasil, Nova Trento começou a ser colonizada a partir de 1875, quando vieram, da região de Trento, na Itália, os primeiros imigrantes, e com eles a família Visentainer, com a filha Amábile que, seguindo a vocação religiosa, veio a se tornar, em 2002, Santa Paulina, a primeira santa brasileira. A cidade foi emancipada politicamente em 1892. Cultua, até hoje, as tradições, os costumes e o espírito empreendedor de seus antepassados. A mesa sempre farta, onde não podem faltar a comida típica italiana, regada com um bom vinho, fabricado aqui mesmo, demonstra também que a população sabe viver a vida.


Nova Trento recebe, mensalmente, mais de 40.000 visitantes, entre romeiros e turistas. Os romeiros dirigem-se ao Santuário de Santa Paulina, no bairro de Vígolo, para pedir ou agradecer as graças alcançadas. No entanto, o turista vem em busca de paz, belezas naturais, gastronomia, cultura e conhecer pontos turísticos, dentre eles o complexo Santa Paulina.

 

Nota: as informações do município de Nova Trento foram fornecidas pela sua Secretaria de Cultura e Turismo e, em parte, coletadas nos Atrativos Turísticos do município.

 

Clicando nas imagens abaixo, elas se ampliarão e darão condições de visualizar as legendas.