Leoberto Leal
Leoberto Leal - com legenda

Home > Municipio

Leoberto Leal

Leoberto Leal | Santa Catarina
 
O Município começou a ser colonizado por volta de 1910 e até então suas terras eram habitadas por índios das tribos “Xokleng” e “Kaingang”. O processo de colonização ocorreu por duas frentes distintas: a primeira que foi incentivada pelo Núcleo Colonial Senador Esteves Júnior via Nova Trento (ao norte) e a segunda ocorreu através de ações migratórias oriundas da Colônia Militar de Santa Tereza, hoje Catuíra – Alfredo Wagner (ao sul).
 
Seu primeiro nome foi Vargedo, por sua topografia ser plana ao ser avistada do Faxinal Preto nas andanças de seus colonizadores e parecer um enorme “vargedo”. Manteve este nome durante 45 anos (de 1917 a 1962). Foi emancipado politicamente em 12 de Dezembro de 1962 e seu nome atual foi dado em homenagem ao deputado federal Leoberto Leal, falecido num acidente de avião. Leoberto Leal era amigo do distrito de Vargedo e foi o único deputado na época a visitar o lugar em função da dificuldade de acesso, daí o motivo de os colonizadores quererem homenageá-lo. Sua colonização foi predominantemente alemã.
 
Leoberto Leal é composto hoje por 22 comunidades. Cada comunidade é singular nos aspectos físicos, sociais, ambientais e econômicos. Morros, colinas, cachoeiras, quedas d’água, riachos, grutas e trilhas naturais dão um aspecto romântico e pacato ao município.
O município faz parte do projeto Acolhida na Colônia, que se caracteriza pela participação do visitante nas atividades diárias na casa do agricultor. Veja no link  Acolhida na Colônia as propriedades que estão capacitadas para receber visitantes.
 
 
Nota: as informações do município de Leoberto Leal foram fornecidas pela sua Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e, em parte, coletadas dos Atrativos Turísticos do município.
 

 

Clicando nas imagens abaixo, elas se ampliarão e darão condições de visualizar as legendas.