Gaspar
Gaspar - Hotel RaulGaspar - rea rural Belchior Alto - LegendaGaspar - Casa enxaimel na localidade de Garuva - LegendaGaspar - Campeonato Catarinense de Parapente - Legenda

Home > Municipio

Gaspar

Gaspar | Santa Catarina
 
Sua história teve início no século 18 quando chegaram à Gaspar os primeiros colonizadores, os açorianos, seguidos por famílias de origem flamenga, espanhola e belga. Os imigrantes alemães chegaram em 1835 e os italianos em 1875. Essa diversidade se manifesta hoje em todas as características culturais, destacando-se através da arquitetura típica, das festas e dos monumentos históricos. Os açorianos, os alemães e os italianos acabaram criando espaços específicos para cada grupo étnico. Os alemães estão mais presentes no Belchior, na região da Rota das Águas; os italianos no Gasparinho, na região conhecida como “Vila D’Itália” e açorianos no Centro.
 
A emancipação política de Gaspar ocorreu em 18 de março de 1934. Localizada em Santa Catarina, na região turística do Vale Europeu, Gaspar surpreende a todos, que conhecem seus atrativos. Os acessos principais se dão pela BR 470, ou então pela Rodovia Jorge Lacerda (SC 470), que conectam a BR 101 até a cidade. O destino está a apenas 30 minutos do Aeroporto de Navegantes, a 40 minutos de Balmeário Camboriú e a 20 minutos de Blumenau, fator estratégico para agregar valor aos roteiros de Santa Catarina.
 
Os traços da colonização alemã, italiana e açoriana são perceptíveis nos sabores e saberes do povo gasparense, que recebe a todos os visitantes de braços abertos.
 
Lazer e entretenimento é o que não falta em Gaspar, com destaque para a maior concentração de parques aquáticos do estado, no roteiro turístico conhecido como Rota da Águas, além da bucólica e encatadora Vila D' Itália. Atualmente Gaspar recebe cerca de 250 mil turistas por ano, atraídos principalmente por seus parques aquáticos, assim como pelo contato com a natureza. São 8 parques aquáticos e recantos naturais, pesque e pagues, truticultura, cervejaria artesanal, opções de turismo de aventura com passeios off road; além de espaços para a prática de esportes como motocross, jeepcross, parapente e aeromodelismo, esportes estes que atraem público também por meio de eventos anuais que são realizados nestas modalidades. Destaque para o Festival de Aeromodelismo - FESBRAER, considerado o maior evento de aeromodelismo do Brasil. Gaspar possui opções de hotéis de lazer e hotel fazenda, totalizando 941 leitos. 
 
 
Nota: as informações do município de Gaspar foram fornecidas pela sua Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e, em parte, coletadas dos Atrativos Turísticos do Município.
 
 

 

Clicando nas imagens abaixo, elas se ampliarão e darão condições de visualizar as legendas.